A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou, na tarde desta sexta-feira (1), o projeto social “MegaBazar Solidário”, na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Jardim Brasilândia. A iniciativa visa destinar peças de roupas novas ou em ótimo estado de conservação às diferentes comunidades da cidade. São vestuários variados, incluindo modelos infantis, juvenis e para adultos, contemplando também todas as estações do ano.
Ao todo, foram disponibilizadas 2.400 peças de roupas novas e descaracterizadas, oriundas de apreensão da Receita Federal e entregues pelo órgão ao FSS para doações a famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada munícipe pôde retirar até seis unidades, entre shorts, bermudas, camisetas, camisas, jaquetas, além de tênis. Ao final do evento, os participantes ainda receberam um kit de higiene bucal, contendo uma escova e um creme dental.
“A partir de todo o trabalho da equipe do Fundo Social de Solidariedade, é possível realizar mais um ‘MegaBazar Solidário’, em prol daqueles que necessitam de roupas e calçados. Não posso deixar de agradecer à Receita Federal, que nos enviou todo o material e possibilitou a realização desse evento, além de todos que ajudaram, voluntariamente, nesta importante causa”, destaca a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato.
Ao final do bazar, a primeira-dama entregou um certificado de agradecimento a cada um que participou do trabalho voluntário de descaracterização dos produtos vindos da Receita Federal, sendo: Vanda, Lília, Débora, Viviane, Paula, Rosana, Sônia, Ana, Luiza, Maria Lucí, Laudicéia, além da Dona Sizuka, de 93 anos, algumas delas integrantes do Clube do Idoso.
“Já fiz parte de um grupo social e queria voltar a atuar com voluntariado e foi aí que vi essa oportunidade. Para mim, isso tudo é mais do que gratificante. Fazer parte de um trabalho social, como esse, é tudo que nós precisamos. Se mais pessoas fossem adeptas a essas boas ações, o mundo seria bem melhor”, enfatiza a voluntaria Maria Lucí Araújo.
Renata Cristiane Garcia, de 50 anos, mora há 27 no conjunto habitacional. Para ela, essa ação do Poder Público é muito importante para todos. “Achei muito legal a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, assim como o ‘Mercado Solidário’, realizado recentemente no bairro. Parabéns a todos os envolvidos”, conclui.
Além da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o Comandante da GCM, Davi Dutra; o líder comunitário Toninho Corredor e o vereador Fausto Peres. A Receita Federal esteve representada pelo delegado da unidade de Sorocaba, Ari José Brandão Junior, e pela assessora de Comunicação, Mirtes Santos.
Fotos: Nathalia Santos/Secom.